Há quanto tempo estamos aqui

03 junho, 2005

Retirando o passaporte

Hoje foi dia de pegar meu passaporte. Entre o dia que pedi, e o retirei, foram quase 1 mês. E segundo o site da própria Polícia Federal, o prazo seria de 5 dias ( neste meio tempo, fiquei sabendo, meio que por acaso, ao ler um jornal impresso, que a Casa da Moeda, que confecciona os passaportes, estava tendo um problema com o fornecedor de papéis usados para criar o passaporte, e o atraso era geral no país inteiro ).

Mas voltando. Cheguei por volta das 08:55 na Superintendência da Polícia Federal. O expediente começa as 09:00, e quando cheguei já havia cerca de 20 pessoas lá dentro, a maioria, pra meu azar, para retirar. Pouco antes das 09:00, o pessoal começou a formar uma fila ( sem que ninguém da Polícia requisitasse ).. tinha gente que chegou depois de mim que ficou na minha frente... como sempre, o jeitinho brasileiro... Mas minha vez chegou, e entreguei a carteira de identidade para a responsável, que estava, pasmém, apenas anotando os nomes das pessoas numa folhinha de papel bem "chinelenta". Ela ficou nisso mais um pouco, e saiu... isso eram cerca de 09:15..

E o tempo passou, passou, passou.. mais gente chegando para retirar, e nada da guria voltar.. e ninguém vinha dar alguma explicação ou informação para a demora.. haviam umas 4 mulheres perto do guichê já prontas para fazer aquele estardalhaço, sendo que uma delas tinha chegado bem cedo ( estava sentada na cadeira defronte o guichê de retirada, quando cheguei )...

Por volta das 09:45, uma outra moça apareceu, e começou a distribuição dos passaportes.. Vocês acham que foi por ordem alfabética ou por ordem de recebimento de nomes ? A resposta é: nehuma das anteriores... sinceramente, não sei que ordem eles usam, se é que eles usam alguma. Um rapaz que estava bem atrás de mim na fila foi o primeiro a receber o passaporte, e depois dele fui eu. A mulher que tinha chegado bem cedo, e estava uma fera, de tanto reclamar, recebeu o passaporte depois de mim..

Pelo que deu para entender, o passaporte em si estava pronto, porém, é necessário que os dados de identificação sejam datilografados !! Isso mesmo, os dados não vem impressos no passaporte, é necessário que ele seja inserido numa máquina de datilografia, e os dados batidos, como se diz..

Não sei quando acabou a entrega dos passaportes, mas deve ter demorado, pois a moça só vinha com 3-4 passaportes de cada vez. Sinceramente, se eu já tinha achado ruim o método de pegar senhas para fazer o passaporte, a Polícia Federal conseguiu se superar com o método ( se é que podemos usar esta palavra ), de retirada dos mesmos.

Nenhum comentário: