Há quanto tempo estamos aqui

22 julho, 2006

Lá e de volta outra vez

Há sete meses, em 19 de dezembro de 2005 para ser preciso, estive fazendo o que há muito quis: trocar de empresa. Foram 6 anos no mesmo local.

As motivações para a saída foram várias: conhecer outras pessoas, tecnologias, outro tipo de negócio, aprender coisas novas, praticar meu inglês com mais freqüência, e principalmente (pelo menos naquela época) trabalhar para uma empresa que era conhecida por ter um ótimo ambiente de trabalho (segundo pesquisas em revistas, e boca-a-boca).

Bem, fiz tudo isso neste tempo. Porém, as coisas não terminaram do jeito que eu esperava.

Mas porque voltar para um lugar que eu muito critiquei, e por um bom tempo ? Uma série de coisas vinham passeando pela minha mente desde que eu sai. E algumas foram se infiltrando durante o tempo em que estive na nova empresa. Difícil colocar os sentimentos em palavras. Várias coisas me influenciaram:
  • O que me foi dito por ex-novamente-colega, que eu me sentia "traído" por não ter a ajuda esperada das outras pessoas. Ou seja, não era bem o local que era o problema;
  • Uma falta de atitude da minha parte, como a minha "terapeuta" colocou. Esta falta de atitude foi notada na empresa atual, mas pensando no assunto, ela muito me fez falta na empresa anterior. Tivesse feito isso antes, teria evitado muito stress desnecessário;
  • Pessoas complicadas (para ficar no politicamente correto) existem em qualquer lugar. Mas eu consegui encontrar a pessoa mais complicada e sinceramente, insuportável, da minha vida toda. Já ficamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família. Imaginei isso com alguém que é arrogante ao extremo;
  • O fato de ter tido uma gerente que mesmo sabendo da falta de skill na área em que fui contratado, me deu pouco apoio. Já tinha acontecido comigo de ter chegado numa empresa e ter sido pouco orientado. Mas a situação era diferente. Ter ido parar em 2 projetos complicados, com pessoas complicadas, e sem orientação de gente experiente foi muito frustrante;
Na quarta-feira, dia 12 de julho, depois de muita frustração, "convoquei" meus dois amigos, e fomos ao Cavanhas, beber, comer e eu reclamar da minha vida profissional. Depois de muita conversa, com os dois se fazendo de advogados do diabo, saímos, eu convencido de que deveria mudar de empresa. O caminho mais fácil sendo a volta para a anterior.

Na segunda, dia 17 de julho, envio um email para meu antigo gerente. Dia 19 estávamos indo almoçar, e no dia 20 recebi a notícia que eu estava sendo aceito de volta (tanto pelo gerente, que havia prometido não mais recontratar alguém, como pelo chefe dele, e pelos antigos colegas de equipe). Devo ter me vendido muito bem naquele almoço (cheguei na empresa, fomos para um restaurante "chique", conversamos bastante, paguei a conta e entreguei meu CV atualizado).

No dia 21 liguei para meu ex-futuro-chefe, e marcamos de acertar as bases no dia 25.

Dia 24 vai ser o dia de falar com minha futura-ex-chefe, informando que vou sair.

Era isso. Vamos ver no que isso tudo vai dar. No caderno de empregos da Zero Hora de 23 de julho tem uma reportagem sobre funcionários que trocam uma empresa por outra, e depois voltam. A idéia passada é que isso não é ruim para a imagem da pessoa, pois pode mostrar que se foi re-contratado, era porque tinha competência (eles nada falaram sobre pessoas que decidem por conta voltar, mas acho que o mesmo se aplica para ambas as situações: escolher voltar por conta e ser chamado pela antiga empresa).

Nenhum comentário: