Há quanto tempo estamos aqui

31 julho, 2006

Selvageria

Não sou nenhum fã de futebol. Pelo menos há mais de 20-25 anos que não sou mais tão fã como eu era quando pequeno. Naquela época eu ficava louco nas transmissões dos grenais, e mais louco ainda quando o Grêmio perdia de virada nos últimos minutos.

Mas depois dos eventos deste último domingo, 30/07, resolvi escrever um pouco sobre a selvageria cometida pela assim chamada "torcida" gremista
no Beira-Rio. Sob o pretexto de que haviam apenas 5 banheiros químicos disponíveis, alguns torcedores resolveram quebrar os banheiros, levá-los para a arquibancada, tocar na "coréia" e incendiar os mesmos. Imaginem o perigo que todos no estádio correram. E se não bastasse terem tocado fogo, quando os bombeiros chegaram foram atacados. A polícia deve que protegê-los para que o fogo fosse debelado.

Sou gremista, mas sou totalmente a favor de uma punição exemplar para o Grêmio. Fala-se de 10 jogos de perda de mando de campo e uma multa de até R$200 mil. O que provavelmente irá acontecer.

Fala-se que o culpado foi o próprio Inter, que liberou um estádio com os banheiros em obras, que disponibilizar tão poucos banheiros químicos, para tanta gente, foi errado. Mas mesmo que isso seja algo realmente razoável, nada justifica as ações que ocorreram.

E antes destes eventos lamentáveis, houve briga entre torcedores dos dois times e entre torcedores do Grêmio e a polícia.

Infelizmente, a direção do Grêmio não foi dura e rápida o suficiente no seu pronunciamento. Ela deveria ter sido contra o incidente desde logo. Apesar de agora ter no site oficial uma nota se pronunciando contra o incidente, suspendendo temporariamente as torcidas organizadas e dando todo o apoio possível a direção colorada (original aqui).

Realmente, foi um domingo triste.

Nenhum comentário: