Há quanto tempo estamos aqui

30 agosto, 2005

Curso de teste de software

No final de semana de 20 e 21 de agosto foi o realizado curso de capacitação de teste de software. Fiquei trabalhando sexta-feira até as 00:00, e no sabádo as 06:30 já estava acordando.

Apesar do nome, eu confesso que não tinha uma noção muito clara do que seria visto neste curso de 16hrs. No fim, a utilidade do curso, conforme um dos instrutores nos disse, era apenas nivelar os candidatos às vagas, dando a todos uma noção dos conceitos, terminologias e ferramentas usadas. Outra coisa interessante foram os relatos de experiências dos instrutores. Mas
uma coisa eu realmente não gostei de saber. No sábado, a instrutora comentou que teve poucos finais de semana para ela. Fiquei pensando que se for para trocar 6 por meia dúzia talvez não valha a pena. No entanto, trabalhar na DELL ( as vagas principais são para trabalhar nela ), talvez seja algo interessante.

Mas trabalhar com teste de software não será maçante ? sinceramente, me parece que sim.. mas o que mais maçante que todos os dias ter que sentar para trabalhar e não fazer nada novo, simplesmente ficar indo atrás de inconsistências e mais
inconsistências ? E na área de teste de software existem vários papéis, desde o testador ( este sim, um papel cuja tarefa é repetitiva, e pode ser desgastante se os mesmos testes tiverem que ser feitos e refeitos várias vezes ), até o analista ( este sim um papel mais interessante ), que cria os planos de testes a serem enviados para o testador. Mesmo que uma única pessoa faça estes dois papéis, sempre haverá um novo sistema que exigirá novos testes, e criatividade para pensar em novos testes.

Outra coisa interessante neste curso foi ver que o mundo de teste de software não foge muito daquilo que tentamos fazer onde trabalho atualmente, só que com mais formalização, e algumas mudanças de terminologias, por exemplo, roteiro de homologação em um local e plano de testes em outro.

No domingo foi feita a prova, de 10 questões objetivas. Só não sabemos se ela será classificatória ou eliminatória. Agora, tenho que apenas esperar. Não nos informaram nada sobre como este processo seletivo irá seguir, agora que provas, entrevistas e cursos já passaram. Só resta esperar. Até hoje, porém, nenhum retorno.

Fato interessante: foram enviados cerca de 380 currículos, em resposta ao anúncio do jornal, e apenas 120 foram escolhidos para as provas de inglês e conhecimentos gerais de teste de software, e destes, apenas 20 foram escolhidos para o curso. Ou seja, estou bem na foto :)

Um comentário:

Wagner disse...

Bota maçante nisso em ser testador de software...