Há quanto tempo estamos aqui

01 agosto, 2005

Seleção para analista de testes

Na Zero Hora dominical do dia 24/07, na seção de empregos, encontrei um anúncio da Dell computadores, onde eles estavam oferecendo um curso de 2 dias em capacitação para teste de software, com vaga para 20 pessoas. Como achei que isso poderia ser de alguma valia caso resolva mesmo ir tentar a vida em outros pagos, dei uma arrumada no curriculo, e na segunda, dia 25/07, mandei para o email que tinha no anúncio.

Na quinta, dia 28/07, recebi uma ligação informando que meu curriculo havia sido selecionado para a fase de testes, que iria acontecer hoje de manhã.

Depois de ter dormindo apenas 5 horas ( após um domingo de sol e tempo bom enfurnado trabalhando até a meia-noite ), acordei cedinho, 06:30, e fui me preparando para ir na TecnoPuc, que fica dentro da PUC aqui de Porto Alegre ( apesar de não haver nenhuma indicação de como chegar ao prédio designado, meu senso de direção não me deixou na mão, e consegui achar ele sem problemas )

Esperava, não sei bem por que razão, que só haveriam pessoas novas na seleção, mas para minha surpresa, havia um grande número de pessoas entre 26-35 anos, alguns até bem mais velhos.

Bom, 08:30 entramos na sala, e ficamos lá esperando um representante da DbServer ( empresa que havia colocado o anúncio junto com a Dell ), chegar; coisa que não aconteceu... então, por volta das 09:00 a representante do RH da Dell começou a dar uma rápida explicação da finalidade do curso: formar mão de obra capacitada para realizar testes de software, para possível contratação tanto pela Dell como pela DbServer ( que presta serviços para a Dell, como uma empresa terceirizada ). Segundo ela, a fábrica de software que a Dell mantém no país está em crescimento, e a demanda por gente capaz de realizar testes está grande.. como eles não encontram gente qualificada no mercado, resolveram realizar cursos gratuitos ( fiquei sabendo que uma iniciativa semelhante já havia sido feita em relação a cursos em Java ).

Feitas as explicações, começaram os testes. Um de conhecimentos técnicos sobre teste de software e outro de inglês.

Para o teste de conhecimentos técnicos, imaginava que seriam feitas perguntas sobre softwares que automatizam a tarefa, mas para minha "agradável" surpresa, a prova, que estava em inglês, era basicamente composta de questões dissertativas, que não exigiam nada além de um conhecimento básico de testes. Não pude deixar de rir para mim mesmo quando li na prova o que significa um analista de testes: basicamente, alguém que faz um roteiro de homologação de um sistema e verifica se o software criado preenche os requisitos, ou seja, se ele age da maneira esperada.. Algo que já fiz algumas vezes no meu emprego atual. :)

Feita a prova de conhecimentos, foi a vez da prova de inglês, que era composta de 60 questões de múltipla escolha. Ou eu entendo muito, ou não entendi nada, pois fui um dos primeiros a terminar a prova ! Isso que ainda tive que passar para o gabarito as questões que eu havia apenas marcado na prova.

Vamos agora esperar pela ligação, ou email, informando se passei ou não na seleção, estando apto para fazer o curso, que a princípio está marcado para os dias 06 e 07 de agosto ( sinceramente, até espero que ele seja no final do mês; tudo depende deles acharem uma sala na TecnoPuc, segundo o que a representante do RH da Dell nos falou ).

Nenhum comentário: