Há quanto tempo estamos aqui

17 abril, 2005

Visitando o Aeroporto Salgado Filho

Já que pretendo viajar para o Canadá no final do ano, achei que seria uma boa dar uma olhada num aeroporto, e ir me acostumando com o ambiente. Moro em Porto Alegre há cerca de 14 anos, mas desde que me mudei para cá, não havia ainda visitado o aeroporto Salgado Filho. A última vez que o visitei, tinha cerca de 12-14 anos, numa excursão de colégio..coisa de gente do interior, vir para a cidade grande e conhecer os "marcos turísticos".

Não me recordo muito bem de como era o aeroporto naquela época. A única coisa que me recordo foi ter visto um avião decolando. E claro, me recordo do meu primeiro passeio de metrô.

Antes de chegar, imaginava o aeroporto um local muito grande, ainda mais após as tão faladas ampliações e construção do novo Terminal 1. Ok, o local é grande, mas não tanto como eu imaginava. Dividido em 3 andares, na parte de cima ficam algumas lojas, o setor de alimentação, cinema, e o terraço ( fechado ), onde pode-se ver os pousos, decolagens, e o trabalho do pessoal de terra ( antes da decolagem e após os pousos ). No segundo andar fica o desembarque e mais algumas lojas, e no primeiro é onde é feito o check-in.

Aliás, sobre o check-in. Para quem não sabe ( eu só fui saber depois de perguntar para quem já tinha viajado de avião antes ), o check-in nada mais é que o fato de dizer para a companinha aérea que tu vai realmente viajar, embarcar as bagagens, e escolher o assento ( pelo jeito, sim, dá para escolher o local ). Fazendo uma comparação forçada, quem já viajou de ônibus faz algo parecido, só que sem um glamour. :)

Uma coisa legal de um aeroporto é ver o trabalho da equipe de terra. O avião fica parecendo um torrão de açúcar, com um monte de formiginhas ao redor. E o pessoal que manobra os tratores com as bagagens se acham pilotos de corrida. Os caras são alucinados na direção! :) Ainda bem que eles manobram carrinhos com malas... não queria pegar um ônibus dirigido por um daqueles malucos.

Nenhum comentário: