Há quanto tempo estamos aqui

29 abril, 2005

Fazendo o passaporte

Grande emoção... Hoje fui fazer meu passaporte.

Cheguei na Polícia Federal cerca de 15 minutos antes de abrir o expediente, que iniciava as 09:00. Chegando lá, fui informado que às 09:00 iria começar a distribuição de senhas. Pensei "Que estranho, distribuição de senhas ? Como será que eles iam fazer isso ?" Bom, fiquei lá sentado esperando a hora chegar. Quando entrei no prédio haviam mais 2 pessoas esperando. Fui a um dos bancos e sentei. E ainda pensando como seria a tal distribuição de senhas, afinal, não havia ninguém responsável por perto e muito menos um local com as tais senhas.

Lá pelas 09:00, talvez um pouco antes, começou a movimentação do pessoal da Polícia. Nestes 15 minutos e pouco que fiquei esperando, mais umas 10 pessoas acabaram chegando. Todo mundo se acomodando, e o pessoal da Polícia se movimentando.

E então percebi como seria a tal distribuição. Uma menina, estagiária quem sabe, se aproxima das pessoas, e em voz alta, pergunta: "Quem chegou primeiro". Só não fiquei de boca aberta para não parecer um bobalhão. Convenhamos, perguntar quem chegou primeiro ? Porque eles nao fazem como nos bancos, com aquelas maquininhas que distribuem senhas ? Para piorar, quem estava lá para buscar o passaporte não precisava da senha, só que isso não foi avisado quando a menina perguntou quem chegou primeiro.

A pessoa que tinha chegado primeiro estava buscando o passaporte, então imaginei que seria, no máximo o terceiro. A pessoa na minha frente não sabia se era para retirar ou entregar documentação, e daí não sabia se precisava de senha ou não.. e na dúvida, já quis passar a vez dele para um casal de idosos que havia chegado muito tempo após eu ter chegado...ele ficou com a senha inicial ( o casal de idosos foi atendido logo, pois bastava apenas retirarem o passaporte ), e fiquei com a segunda ficha.

O atendimento foi rápido e prestativo. Poucos documentos foram necessários, em comparação ao que era pedido no site da Polícia Federal: carteira de identidade ( precisava de cópia, que eu não tinha, mas a atendente disse que no meu caso não seria necessário, pois minha letra estava bem legível ), CPF, comprovante de pagamento de taxas e foto. Coisas que não entendi foram o prazo dado para retirada, cerca de 1 mês ( quando no site se fala de um prazo de 5 dias ), e o fato de não ter recebido nenhum comprovante ou número de protocolo.

Outra coisa que eles poderiam melhorar: após aberto o expediente, as senhas ficam "escondidas" atrás de um balcão, o que faz com que todos que cheguem interrompam o atendimento para perguntar onde uma ficha pode ser conseguida.

Só espero que no dia prometido o documento esteja pronto. Ele vai ficar pronto apenas alguns meses antes da partida, e espero que isso não seja nenhum empecilho para a realização da viagem.

Nenhum comentário: