Há quanto tempo estamos aqui

01 maio, 2005

Jardim Botânico

Moro num bairro muito próximo do bairro Jardim Botânico, aqui em Porto Alegre, que leva este nome devido ao jardim botânico que existe na cidade. E apesar de morar aqui há algum tempo, nunca tinha ido visitar o local. Pois ontem resolvi ir passear lá, junto com minha esposa. Afinal, o tempo estava muito bonito, ensolarado, sem nuves, sem vento e sem calor.. perfeito para ficar na rua, "lagarteando" como é dito por aqui.

Devo dizer, o local é muito bonito. Não que a cidade não tenha parques públicos bonitos, mas o fato de a visita ao Jardim Botânico ser paga de certo modo limita a quantidade de visitantes, o que torna o local muito calmo, e aparentemente, mais seguro que os demais parques.

São 41 ha de área para passear ou ficar sentado ao sol, relaxando. Bem próximo de uma avenida movimentada, no centro do jardim ficamos com a impressão de que nem estamos numa cidade grande, ouvindo quase nenhum carro, e vários pássaros cantando.

A entrada do parque é feita por um caminho cercado de árvores, como pode ser visto na figura abaixo.



A esquerda temos o centro de exposições, com um pequeno museu de história natural. Mais atrás do museu há mais áreas para passeio. O local é realmente grande.
>

No museu, há parte do esqueleto de um dos maiores jacarés pre-históricos do Brasil, achado no Acre. Pela etiqueta que havia ao lado do crânio, o animal inteiro media entre 12 e 15 metros, chegando a cerca de 6 toneladas. Realmente, algo que eu não gostaria de ver de perto, vivo, durante um passeio de barco.


Este ninho de vespas foi encontrado em frente a uma casa abandonada, no interior do RS. Não me recordo do nome da cidade, porém.


No lado esquerdo da entrada do parque, há um pequeno lago, cheio de tartarugas, como pode se ver.



Um pouco acima do lado com as tartarugas, há este caminho entra as árvores, que leva mais para dentro do parque.

Nenhum comentário: