Há quanto tempo estamos aqui

11 maio, 2005

Overhaulin', Monster Garage e cia.

Faz algum tempo, o Discovery Channel começou a exibir alguns programas que giram ao redor do mundo dos carros. Começou com o programa Rides, que agora é exibido de vez em quando, e passou para os programas Overhaulin' e Monster Garage ( sem contar alguns programas "especiais" sobre carros e ocasionais reprises do Rides ). Para quem não conhece, uma rápida explicação sobre os programas.

No Overhaulin', pessoas são indicadas ao programa por amigos ou familiares. Normalmente, os indicados possuem carros que podemos chamar de legítimas lata-velhas sobre rodas. A produção do programa então elege um dos candidatos, e prepara para ele uma "pegadinha". Já vi algumas exibições do programa, mas basicamente, a pegadinha gira em torno de "roubar" ou "guinchar" o carro.

O veículo é então levado para uma oficina onde um equipe de profissionais faz uma transformação radical no carro, passando da pintura externa, ao estofamento e ao sistema de entretenimento ( não é apenas um sistema de som que é colocado no carro, mas também dvd players e telas de LCD ), tudo isso, em 1 semana. E durante a semana, o dono do veículo recebe várias ligações de falsos detetives, que dizem estar investigando o roubo, a ladrões que exigem um resgate pelo carro. No final, um carro caindo aos pedaçõ é entregue todo reformado a um dono que chora ( ou de alegria por ter um carro novo em folha ou por ter percebido que havia sofrido 1 semana em vão ).

O Monster Garage é um pouco mais simples. Um desafio é feito para uma equipe de profissionais, liderado pelo Jesse James ( segundo o programa, um mestre na arte da mecânica e funilaria ). Por exemplo, transformar uma camionete Blazer num furgão para remoção do lixo depositado em latas de lixo, ou então, fazer o cortador de grama mais rápido do mundo. Eles também tem 1 semana para preparar tudo, com a diferença que eles possuem um orçamento limitado de cerca de US$3.600

Bom, mas o que me pergunto, é onde este tipo de programa se encaixa naquilo que considero como sendo o perfil do Discovery Channel. Tenho como sendo este um canal de ciências. Mas onde entra a ciência num programa onde pessoas são levadas a sofrer para ganhar um carro novo, e onde um carro é transformado numa máquina catadora de lixo ?

Pelo jeito, a briga pela audiência está tão feia que a direção do canal teve que dar o braço a torcer para este tipo de programa ( no Brasil, o canal Cultura, que seria para divulgar a cultura no país, também já lançou programas de auditório nos moldes daqueles de Ana Maria Braga e Hebe, tudo para aumentar a audiência e conseguir mais dinheiro )....

Só espero que o National Geographic não embarque neste navio tão cedo ( ou nunca ).

Nenhum comentário: