Há quanto tempo estamos aqui

26 outubro, 2005

Nova integrante da família

Depois de muito pensarmos, pesquisarmos, e concluirmos que tinhamos ambos a vontade de ter um nenê, finalmente decidimos por comprar um. Não se assustem, não compramos um nenê humano não :)

O nosso nenê tem pêlos e deve começar a latir em alguns meses. Sim, compramos um cachorro, um shih tzu. O nome dela é Duda. Nesta foto ela tem apenas 37 dias.



Ela é a coisa mais fofa. E parece ser bem inteligente. Logo no primeiro dia, já estava conseguindo pular por uma cerca que tínhamos colocado para separar a área dela do resto da cozinha. Achei que 20cm de altura seria suficientes por alguns dias, mas não foram. Devia ter comprado logo 40cm :)

Por enquanto, ela só come, dorme, e faz cocô e xixi em qualquer lugar da casa. Ainda bem que já tiramos o tapete da sala, pois a região onde ele ficava parece ser um ponto que ela gostou de usar como local de xixi. E também adora usar o banheiro para fazer coco ( pena que ela não sabe usar o vaso sanitário ).

E estou de volta

Depois de 33 dias em terra canadenses, finalmente estou de volta ao Brasil, mas já sentindo saudades da cidade e do país que deixei para trás.

Infelizmente, não consegui manter o blog atualizado da maneira que eu pensei. Mas tenho muita coisa que fui anotando enquanto estava lá, e que assim que tiver passado as anotações para um meio eletrônico, irei coloca-lás online.

Por enquanto é isso. Aguardem novidades sobre a viagem ao Canadá nas próximas edições.

06 setembro, 2005

Tudo pronto pro embarque

Notícias atrasadas..

Última sexta, dia 02/09, fui até a STB pegar o que chamam de kit de viagem. Neste kit tinha:
  • passaporte, com o visto
  • cópia do passaporte
  • passagem aérea
  • itinerário, com os dados dos vôos e em qual assentos tenho reserva
  • certificado do seguro de viagem e saúde
  • etiquetas de bagagem
  • carta de confirmação da escola
  • dados da família onde irei ficar durante o mês
Além do kit, tirei mais algumas dúvidas, confirmei algumas outras coisas e recebi mais algumas orientações, por exemplo, se o responsável por me pegar no aeroporto não estiver lá, é para ligar para um número de telefone, e ficar ao lado do telefone :)

O que não vi no dia foi que no certificado do seguro saúde a minha data de nascimento constava como sendo 1987. Hoje liguei novamente, e irão re-emitir meu seguro. Ainda bem que vi isso antes de ter ido viajar.

Quanto a família, irei ficar numa casa de família que mora perto da região de Scarborough.
O pai da família trabalha com merchandise, a mãe como contadora na Procter and Gamble, e eles tem 2 filhas, uma de treze anos e outra de quatro. Quando fui ver o endereço, no Google Maps, quase me arrependi de ter escolhido a Zona 2 para ficar. É muiiiiito longe do centro (downtown), onde fica a escola (e no dia 2609, tenho que estar na escola as 08:30 em ponto). Mas hoje, dei uma olhada mais atenta ao mapa da TTC, e vi que passa um ônibus a cerca de 3-4 quadras da casa, na Ellesmere Rd, que leva diretamente a linha de metrô Yonge, e dali, até a estação King.

No mais, agora é só esperar o dia chegar, e embarcar ( contagem regressiva T -15 dias ).

30 agosto, 2005

Habib's 28 minutos

Hoje a noite pude colocar a prova o Habib's 28 minutos. Segundo a regra, se o pedido feito não for entregue em até 28 minutos, não se paga nada.

Fizemos o pedido no site do Habib's por volta das 20:10-20:15, e as 20:17 recebi o email com a confirmação. No entanto, 20:55 e nada do pedido chegar, e a fome aumentando.

As 21:00 ligamos para o 0800, que nos informou que o pedido já estava na rua, com o motoboy, e que quando o mesmo fosse entregue, que verificassemos na comanda, para ver se teríamos direito a não pagar ( pois nela haveria o horário de saída ).

21:15, e finalmente o motoboy chega na portaria. E... não pagamos nada !! free meal

Mas se houvesse um concurso de beleza para beirutes, os nossos não passariam nem na pré-seleção.. parece que fizeram eles na maior correria.. um deles tinha alface até por cima do pão.. Foi como o entregador falou: "tava a maior confusão lá na loja"

Deu para notar :)

Encontro de ex-alunos do colégio

Último final de semana a associação de ex-alunos do colégio onde estudei, do pré ao segundo grau, organizou um encontro de ex-alunos, de 3 épocas diferentes: formados em 1955, 1980 e 1990 ( meu ano de formatura ).

Confesso que estava meio reticente em ir nesta festa, herança dos vários filmes que já vi de re-encontros de ex-alunos, mas no fim, acabei indo. Afinal, seria a chance de ver novamente alguns colegas, e descobrir o que eles andam fazendo da vida. Mas da minha turma, quase ninguém apareceu, e os que apareceram, eu já sabia o que faziam da vida !

As únicas novidades:
  • Todas minhas colegas casaram, e acho que todas tem filhos ( uma tem 2 ! )
  • Quase todos os meus colegas casaram, mas ainda sobraram alguns solteirões
  • Alguns que casaram tem filhos
  • Quase todos engordaram, com aquela indefectível barriguinha de "chops" :)
  • Recordei o nome do meu antigo professor de canto, que ainda está vivo: irmão Osvin !!
  • Revi o professor de desenho, o Olavo. Este não mudou quase nada
  • A mesma pessoa nojenta, há 15 anos atrás, continua nojenta (pelo menos para mim);
  • As turmas de 1955 e 1980 compareceram em peso, inclusive, com álbuns de fotos, amareladas até !!
Talvez por isso que fizeram uma festa com 3 épocas; decerto já sabiam que o pessoal de 1990 não viria.

E pensando bem, não culpo eles por não virem. Afinal, fomos a única turma de segundo grau que não teve uma formatura ! Nem um "tchau, muito obrigado, boa sorte" dos irmãos Maristas ( estudei em um colégio Marista em Sta Cruz)..nada, nadinha.... talvez por isso que não fizeram tanta questão em aparecer...

Enquanto conversávamos, fiquei sabendo que alguns só viriam se outros viessem ( aquele esquema do se-tu-for-eu-vou )...no fim, uma grande maioria não compareceu.. uma pena..

E desta vez, ganhamos uma "lembrancinha", um CD com algumas músicas escolhidas pelos representantes de cada turma. Seleção pra lá de eclética:
- Índia
- La barca
- Mississipi
- Dancing Queen
- Mania de você
- Minha Vida
- Águas de Março
- The Grate Commandman ( cortada no final :) )
- Blue Monday
- Just can't get enough
- Será
- Knock-on heaven's door
- Amigos para Sempre ( não podia faltar )
- Marista para o que der e vier ( paródia em cima do hino do Grêmio ?? )
- Castelhana

Curso de teste de software

No final de semana de 20 e 21 de agosto foi o realizado curso de capacitação de teste de software. Fiquei trabalhando sexta-feira até as 00:00, e no sabádo as 06:30 já estava acordando.

Apesar do nome, eu confesso que não tinha uma noção muito clara do que seria visto neste curso de 16hrs. No fim, a utilidade do curso, conforme um dos instrutores nos disse, era apenas nivelar os candidatos às vagas, dando a todos uma noção dos conceitos, terminologias e ferramentas usadas. Outra coisa interessante foram os relatos de experiências dos instrutores. Mas
uma coisa eu realmente não gostei de saber. No sábado, a instrutora comentou que teve poucos finais de semana para ela. Fiquei pensando que se for para trocar 6 por meia dúzia talvez não valha a pena. No entanto, trabalhar na DELL ( as vagas principais são para trabalhar nela ), talvez seja algo interessante.

Mas trabalhar com teste de software não será maçante ? sinceramente, me parece que sim.. mas o que mais maçante que todos os dias ter que sentar para trabalhar e não fazer nada novo, simplesmente ficar indo atrás de inconsistências e mais
inconsistências ? E na área de teste de software existem vários papéis, desde o testador ( este sim, um papel cuja tarefa é repetitiva, e pode ser desgastante se os mesmos testes tiverem que ser feitos e refeitos várias vezes ), até o analista ( este sim um papel mais interessante ), que cria os planos de testes a serem enviados para o testador. Mesmo que uma única pessoa faça estes dois papéis, sempre haverá um novo sistema que exigirá novos testes, e criatividade para pensar em novos testes.

Outra coisa interessante neste curso foi ver que o mundo de teste de software não foge muito daquilo que tentamos fazer onde trabalho atualmente, só que com mais formalização, e algumas mudanças de terminologias, por exemplo, roteiro de homologação em um local e plano de testes em outro.

No domingo foi feita a prova, de 10 questões objetivas. Só não sabemos se ela será classificatória ou eliminatória. Agora, tenho que apenas esperar. Não nos informaram nada sobre como este processo seletivo irá seguir, agora que provas, entrevistas e cursos já passaram. Só resta esperar. Até hoje, porém, nenhum retorno.

Fato interessante: foram enviados cerca de 380 currículos, em resposta ao anúncio do jornal, e apenas 120 foram escolhidos para as provas de inglês e conhecimentos gerais de teste de software, e destes, apenas 20 foram escolhidos para o curso. Ou seja, estou bem na foto :)

25 agosto, 2005

Além do horizonte

Ok, ok, ok.. não vou ser muito criativo neste post, e vou colocar uma letra de uma música, como já vi em outros blogs por aí.

Mas depois de ter ouvido uma versão dessa música, feita pelo JotaQuest, e em um dia onde eu queria era estar em qualquer lugar menos onde eu estava ( trabalhando ), pensei que valesse a pena colocar a letra aqui..

Então, para todos aqueles que desejam algo mais além do horizonte, e em especial para minha esposa, Além Do Horizonte, de
Roberto Carlos e Erasmo Carlos:

Além do horizonte deve ter
Algum lugar bonito pra viver em paz
Onde eu possa encontrar a natureza
Alegria e felicidade com certeza
Lá nesse lugar o amanhecer é lindo
Com flores festejando mais um dia que vem vindo
Onde a gente pode se deitar no campo
Se amar na relva escutando o canto dos pássaros

Aproveitar a tarde sem pensar na vida
Andar despreocupado sem saber a hora de voltar
Bronzear o corpo todo sem censura
Gozar a liberdade de uma vida sem frescura

Se você não vem comigo tudo isso vai ficar
No horizonte esperando por nós dois
Se você não vem comigo nada disso tem valor
De que vale o paraíso sem amor

Além do horizonte existe um lugar
Bonito e tranqüilo
Pra gente se amar

Se você não vem comigo tudo isso vai ficar
No horizonte esperando por nós dois
Se você não vem comigo nada disso tem valor
De que vale o paraíso sem amor

Além do horizonte existe um lugar
Bonito e tranqüilo
Pra gente se amar

24 agosto, 2005

Natureza extrema

Este tempo anda muito maluco.

Ontem, aqui em Porto Alegre, um vento quente. Hoje, depois de uma noite com um tremendo vendaval, precedida de chuva, ficamos com um vento muito frio. Num dia, cerca de 25 graus. No outro, 10 graus.

Sei não, mas eu acho que quando eu era menor, as estações eram um pouco mais bem definidas.

E este tempo maluco parece ser em todo o mundo: fogo nas florestas de Portugal, enchentes na Europa Central, tornados e enchentes no Canadá ( isso das notícias que vi pela Internet ). Como não acompanho muito jornais impressos ou telejornais, não sei se não tem calamidades acontecendo ao redor do mundo que não são noticiados.

O código da Bíblia

Pelo título, até parece uma provoção em cima do livro O Código DaVinci, mas na verdade, o código da Bíblia é um pouco diferente. Mas do que se trata isso afinal ?

Bem, hoje a noite foi re-exibido no Discovery Channel um programa que apresentava um suposto código secreto que fôra descoberto no Torá, por um matemático judeu. O Torá, para quem não sabe, é o equivalente judeu aos 5 primeiros livros que compõem o Antigo Testamento da Bíblia cristã.

Segundo o matemático, este suposto código tem várias previsões sobre o futuro, como o ataque de Saddam Hussein a Israel em 1991, a morte de Kennedy, entre outros. Talvez a previsão mais pertubadora seja aquela que prevê um holocausto nuclear em 2006 ( comentário particular: minha esposa ficou possessa comigo por causa disso, pois eu fico muito impressionado com essas histórias, desde que era pequeno; mas isso fica para uma outra hora ).

O código é de um tipo chamado skip code. Num texto normal, costumamos juntar cada uma das letras de uma palavra, da esquerda para a direita, sequencialmente. No skip code, começamos com a primeira letra de uma palavra e vamos pegando letras subsequentes de outras palavras, pulando um número determinado de letras, por exemplo, a cada 50 letras. Assim, num frase contendo digamos 500 letras, iremos formar uma palavra com 10 letras. Mas no caso do código da Bíblia, além de se fazer isso para uma determinada palavra, se busca uma outra palavra próxima, também escondida sob as mesmas regras. No exemplo que apareceu no programa, teríamos a palavra DIE próxima da palavra KENNEDY ( na verdade, a examinação acontece sobre um Torá em hebraico; as combinações encontradas são entäo traduzidas para alguma outra língua ). Segundo cálculos do matemático que descobriu o código, a probabilidade destas combinações serem uma coincidência era de 62500 para 1.

Porém, como um matemático descobriu o código, e como a matemática é uma ciência, algo só é cientificamente (com)provado se mais alguém conseguir repetir o mesmo experimento. No entanto, um time de estatísticos e especialistas em Torá, reunidos em uma universidade britânica não foram capazes de provar que a probabilidade de coincidência fosse de 62500 para 1. Nos cálculos efetuados por eles ( usando como massa de testes os nomes de 32 famosos rabinos, da mesma forma que se fez para se chegar a probabilidade citada anteriormente ), a probabilidade de coincidência caiu para 2 para 1. Em resumo, pelos olhos da estatística,
coincidência. O matemático que achou o código, no entanto, reitera que o código existe e é válido, que os testes efetuados pelos britânicos foi falho.

Bom, se este código realmente existir, ele realmente deve ter alguma origem divina, pois como uma única pessoal, ou para piorar várias, sem contar com nenhum dispositivo além do cérebro, teria sido capaz de criar um texto coerente, e no meio disso tudo, colocar 2 palavras que se combinam, prevendo o futuro tão corretamente ?


22 agosto, 2005

Computadores e más vibrações

Há algum tempo atrás separei uma matéria que vi na seção de tecnologia do site do Terra, para colocar aqui.

A matéria é curtinha e bem escrita, por isso, vou sou "copiar" o texto aqui. O original pode ser obtido clicando-se aqui:

Aquela história de "não deixe seu computador saber que está com raiva dele" pode, quem diria, ter um fundo de verdade. Pelo menos é o que sugerem alguns estudiosos da Universidade de Princeton, nos EUA. Depois de realizarem um estudo, eles concluíram que o funcionamento de algumas máquinas pode ser afetado por "más vibrações" vindas de usuários que não se dão muito bem com a informática.

O Laboratório de "Anomalias da Engenharia" da universidade pesquisou o tema por nada menos que 26 anos. E a conclusão foi realmente perturbadora: o desempenho de dispositivos mecânicos e eletrônicos pode ser, sim, mudado por pensamentos pré-formulados de seus usuários. Isso aconteceria porque um número muito pequeno de pessoas consegue emitir fortes "vibrações" negativas.

Resumindo, pessoas "azaradas" podem comprometer o funcionamento de máquinas mais ou menos complexas. Isso explicaria o motivo de alguns usuários estarem sempre às voltas com problemas imprevisíveis em seus computadores. Para essas pessoas, o técnico em computação Lyle Melnychuk tem um conselho: voltar ao papel e à caneta.

19 agosto, 2005

Essa mania de copiar os outros

Mas que mania é essa de brasileiro querer sempre copiar os outros ?

Só nesta semana, 2 ameaças de bombas no planalto ! Que coisa... tá certo que o povo anda revoltado, mas explodir as coisas não vai trazer a solução ( por mais que muitos achem que é isso que aqueles corruptos mereçam ).

Ameaças de bombas em Toronto

Não fugindo a uma característica minha, daria para dizer: "só porque eu resolvi ir".

Já é a segunda vez, em cerca de um mês, se não me engano, que ouço falar em ameaça de bomba, ou objetos suspeitos, em Toronto.

Na primeira vez, foram artefatos explosivos que foram encontrados em um prédio abandonado, perto de um shopping center. Esta semana, na terça-feira, foi a vez de um objeto suspeito paralisar, por cerca de 96 minutos, o serviço de transporte público ( notícia original aqui ). Segundo os oficiais, era uma mala preta que pode ter caído de uma passarela que passa por cima dos trilhos do metrô.

Sinceramente, o termo terrorismo é muito apropriado, pois as pessoas em pouco tempo acabam ficando aterrorizadas, e com medo de fazer qualquer coisa...

É difícil dizer quem tem a razão nisso tudo, mas que o clima nos dias atuais, ao redor do mundo, é triste. Aqui no país temos medo de sair de casa porque senão poderemos ser assaltados, e até assassinados. Em outros países, porque tu pode acabar morto na explosão de uma bomba.

Dias terríveis estes atuais....

E adivinhem o que estou fazendo - parte 2

Acho que nem preciso dizer onde eu estou agora de noite, nao é mesmo ?

Mas para quem não faz idéia mesmo, estou no serviço, de novo, fazendo serão... e pra piorar, terei que acordar cedo amanhã de manhã, por conta do curso de teste de software lá na PUC.

Ah sim, fui selecionado para o curso. Recebi o email de confirmação no final da tarde de quinta, dia 18/08.. e hoje de tarde ligaram para confirmar. O curso será sábado, das 08 às 12, e das 14 às 18, e no domingo, das 08 às 12. Vamos ver no que dá este curso, vai que ele seja a luz no fim do túnel ( e que não seja a luz de um trem vindo !! )

16 agosto, 2005

E o visto foi concedido

Passadas 3 semanas e 5 dias do dia ( 21/07 ) em que enviei a documentação necessária para a concessão do visto para ir para o Canadá, liguei para a STB ( pois os emails dificilmente são respondidos ), e fiquei sabendo que os documentos, com o visto concedido, haviam chegado ontem na STB.

Então: eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :D

Agora, é esperar a confirmação da família onde irei ficar. Segundo a STB, a escola costuma dar esta informação mais próximo da data da viagem.

Por enquanto, já fiz o depósito na conta da STB, referente ao seguro saúde ( era um dos itens pendentes, dependente da concessão do visto ). Do custo original, de US$102, passou para US$114, pois irei ficar 33 dias fora. Em reais, deu R$279,30.


15 agosto, 2005

Para refletir...

Volta e meia recebemos aqueles e-mails com frases, morais, pensamentos, imagens, etc... Garanto que a maioria nem chega a ser lida..

Mas dia desses recebi um da minha esposa, que achei muito bonito, e que resolvi colocar aqui, pois achei que valesse a pena.


Eu aprendi...
...que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo


Eu aprendi...
....que ser gentil é mais importante do que estar certo


Eu aprendi...
....que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma


Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos


Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entende


Eu aprendi...
...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto


Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos

Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe"

Eu aprendi...
...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular


Eu aprendi...
...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa ?

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas


Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu


Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso


Eu aprendi...

...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar

Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las

Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência


Eu aprendi..
.
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a


Eu aprendi...
...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

12 agosto, 2005

E adivinhem o que estou fazendo....

Este parece ser um horário digamos padrão para se escrever um blog, não é mesmo ? Sexta-feira a noite e tal...

Mas não estou escrevendo isso de casa, e sim do trabalho. Pois mais uma vez estou fazendo migração de dados !

Só espero que esta seja realmente a minha última, se não da vida profissional e do Terra, que seja a última do ano..

Amanhã de meio-dia termina o meu "turno" de migração, e vou para Sta Cruz, para o Dia dos Pais. Por sorte tenho uma motorista :)

08 agosto, 2005

Seleção para analista de testes - resultado

Depois de já ter perdido as esperanças ( afinal, o curso estava agendado para o final de semana de 6 e 7 de agosto, e quase no final da semana ainda não ter recebido nenhuma notícia da Dell ), no fim de tarde de quinta recebo uma ligação avisando que havia passado na seleção para o curso.

Ele irá ocorrer no final de semana de 20 e 21 de agosto.

Então: eeeeeeeeeeeeeeeee :D

Porto Alegre - 8 graus

E depois de uma semana de muito calor ( acompanhada de um resfriado que não tinha jeito de melhorar ) a temperatura cai de forma absurda.

Sexta-feira, na viagem até meus pais, fui de manga curta. No sábado pela manhã, saio de manga curta, e no meio da tarde, já estava usando uma manga comprida por cima. No sábado a noite, já estava de blusão de lá ( fininho ); e chuva. Domingo de meio-dia, 3 peças de roupa, e no domingo a noite, blusão de lá grosso, blusão de lã fino, e uma manga curta ( e mais chuva ).

Mas o pior não é usar tudo isso de roupa e agüentar uma queda de temperatura tao abrupta, e sim, saber que na quarta-feira, dia 10/08, já se espera um novo aumento de temperatura.

01 agosto, 2005

Seleção para analista de testes

Na Zero Hora dominical do dia 24/07, na seção de empregos, encontrei um anúncio da Dell computadores, onde eles estavam oferecendo um curso de 2 dias em capacitação para teste de software, com vaga para 20 pessoas. Como achei que isso poderia ser de alguma valia caso resolva mesmo ir tentar a vida em outros pagos, dei uma arrumada no curriculo, e na segunda, dia 25/07, mandei para o email que tinha no anúncio.

Na quinta, dia 28/07, recebi uma ligação informando que meu curriculo havia sido selecionado para a fase de testes, que iria acontecer hoje de manhã.

Depois de ter dormindo apenas 5 horas ( após um domingo de sol e tempo bom enfurnado trabalhando até a meia-noite ), acordei cedinho, 06:30, e fui me preparando para ir na TecnoPuc, que fica dentro da PUC aqui de Porto Alegre ( apesar de não haver nenhuma indicação de como chegar ao prédio designado, meu senso de direção não me deixou na mão, e consegui achar ele sem problemas )

Esperava, não sei bem por que razão, que só haveriam pessoas novas na seleção, mas para minha surpresa, havia um grande número de pessoas entre 26-35 anos, alguns até bem mais velhos.

Bom, 08:30 entramos na sala, e ficamos lá esperando um representante da DbServer ( empresa que havia colocado o anúncio junto com a Dell ), chegar; coisa que não aconteceu... então, por volta das 09:00 a representante do RH da Dell começou a dar uma rápida explicação da finalidade do curso: formar mão de obra capacitada para realizar testes de software, para possível contratação tanto pela Dell como pela DbServer ( que presta serviços para a Dell, como uma empresa terceirizada ). Segundo ela, a fábrica de software que a Dell mantém no país está em crescimento, e a demanda por gente capaz de realizar testes está grande.. como eles não encontram gente qualificada no mercado, resolveram realizar cursos gratuitos ( fiquei sabendo que uma iniciativa semelhante já havia sido feita em relação a cursos em Java ).

Feitas as explicações, começaram os testes. Um de conhecimentos técnicos sobre teste de software e outro de inglês.

Para o teste de conhecimentos técnicos, imaginava que seriam feitas perguntas sobre softwares que automatizam a tarefa, mas para minha "agradável" surpresa, a prova, que estava em inglês, era basicamente composta de questões dissertativas, que não exigiam nada além de um conhecimento básico de testes. Não pude deixar de rir para mim mesmo quando li na prova o que significa um analista de testes: basicamente, alguém que faz um roteiro de homologação de um sistema e verifica se o software criado preenche os requisitos, ou seja, se ele age da maneira esperada.. Algo que já fiz algumas vezes no meu emprego atual. :)

Feita a prova de conhecimentos, foi a vez da prova de inglês, que era composta de 60 questões de múltipla escolha. Ou eu entendo muito, ou não entendi nada, pois fui um dos primeiros a terminar a prova ! Isso que ainda tive que passar para o gabarito as questões que eu havia apenas marcado na prova.

Vamos agora esperar pela ligação, ou email, informando se passei ou não na seleção, estando apto para fazer o curso, que a princípio está marcado para os dias 06 e 07 de agosto ( sinceramente, até espero que ele seja no final do mês; tudo depende deles acharem uma sala na TecnoPuc, segundo o que a representante do RH da Dell nos falou ).

Porto Alegre - 31 graus

Como todos sabem, estamos em pleno inverno, e hoje, os termômetros estavam marcando 31 graus.

E depois o aquecimento global não existe. Só aquele imbecil do presidente norte-americano para acreditar nisso.. sinceramente...

Mais um final de semana trabalhando

Este final de semana foi mais um em que tive que ir trabalhar.. sim, isso mesmo, trabalhar.

Meu "dia" de serviço começou na madrugada de domingo, dia 31/07, mais precisamente às 03:50 da manhã, quando acordei de uma noite de sono de apenas 3 horas ( tudo bem que de sexta para sábado eu dormi da meia-noite ao meio-dia, mas fiquei acordado do meio-dia a meia-noite ).

Peguei um táxi, fui pro serviço, e de lá só saí definitivamente as 00:00 de 01/08.. definitivamente, foi uma das piores migrações de dados das quais já participei, não só porque ela demorou ( começou dia 30/07 às 11:30 da manhã ), deu uma série de erros e situações não esperadas, como não tínhamos, eu e o resto da equipe, nada para comer. Talvez o pior mesmo tenha sido ter que ficar acordado por tanto tempo com pouca comida; isso deixa qualquer um com os nervos a flor da pele.

A única parte boa do domingo foi que consegui vir comer em casa, pois não estava com a menor vontade de comer lanche ( o almoço do pessoal que ficou até o final da noite foi um baurú ).

Mas o pior ainda está por vir, pois a base de dados que foi migrada era a segunda em volume de dados. Ainda resta uma base de dados a ser migrada, e esta é a maior em volume ( e também em dados inconsistentes, oriundos de uma série de migrações prévias, conduzidas por quem lhes escreve )

21 julho, 2005

E o bug acordou...

Frase do dia:

"O Bug estava lá dormindo, até que ele foi acordado."

Proferida por um gerente de tecnologia


Então é por isso que os softwares não funcionam... os bugs ficam dormindo no código fonte... talvez se não executássemos os programas, os bugs não seriam acordados. :)

Tirando as teias de aranha

Incrível... mas meu último post foi lá em 3 de junho... já estava achando que ía desistir deste blog... mas no fim, é porque não tive tempo para quase nada além de trabalhar... e neste tempo que passou, o serviço quase que tirou todo o meu sangue ( felizmente, apenas figurativamente falando ).

Bom, como é o meu primeiro post depois de muito tempo, um ligeiro apanhado do que aconteceu por aí, não necessariamente em ordem cronológica, e com certeza, não cobrindo tudo que eu vi acontecer ( irei colocar as datas nos fatos em que me lembrar qual foi ):
  • Finalmente o sistema no qual eu vim trabalhando entrou no ar.. desde 08/06/2004 eu estava envolvido na migração dos dados do sistema antigo para o sistema novo, e em 06 de julho colocamos a primeira parte do sistema em produção, e no dia 09 de julho, colocamos o resto do sistema ( porém, só com uma parte dos clientes );
  • Dia 17/07 - Meu irmão se mudou para o Espírito Santo, para trabalhar numa universidade, num departamento novo de Relações Públicas.. parece que ele não tava muito a fim, pois ficou longe da namorada, mas como o emprego era bom, ele acabou indo... te quebra, ele viajou de avião :)
  • Dia 17/07 - Fui mais uma vez ao aeroporto Salgado Filho :)
  • Dia 21/07 - Segundo atentado a bomba em Londres.. e eles ainda acham que não tem nada a ver com a invasão do Iraque... este ingleses... felizmente, o irmão de um amigo meu, que está por lá, não sofreu nada.. o primeiro atentado foi há duas semanas
  • Dia 19/07 - Pegou fogo num casebre perto do meu prédio.. como tem uma "vila" atrás dele, e é comum um gritedo e confusão, eu e minha esposa chegamos a achar que pudessem ser tiros.. depois de alguma dúvida, nos arriscamos a ir na janela da cozinha, quando vimos que os barulhos de tiro eram na verdade madeira queimando e estourando... logo os bombeiros chegaram, mas não foi fácil para que eles chegassem até o casebre... no fim, depois de alguns minutos, conseguiram dominar o fogo ( que tava bem grande, para ser sincero ), e tudo acabou... não sem antes deixar um tremendo mau-cheiro de madeira queimada, e aquela fumaça, que chegava a parecer um nevoeiro ( para minha surpresa, de manhã cedo ainda tinha alguém dos bombeiros jogando água em cima do que restou );
  • Dia 10/07 - mais uma ida ao Jardim Botânico ( terceira no total ).. o dia tava bonito, com sol, sem muito vento, perfeito para "lagartear" e tomar um chimarrão.. alimentamos as tartarugas e tiramos algumas fotos..
  • Dia 19/07 - Finalmente consegui a declaração de férias com a minha empresa. Era importante para enviar junto com o resto da documentação para a obtenção do visto para o Canadá
  • Dia 21/07 - Mandei toda a papelada via motoboy para a STB.. foi uma "penca" de documentos, e agora é só esperar umas 2 semanas para ter o resultado. Os documentos que mandei foram:
    • passaporte original ( já tinha tirado uma cópia antes );
    • foto 3x4;
    • formulários do governo canadense;
    • cópia de extrato bancário;
    • cópia de recibo de entrega do imposto de renda;
    • cópia de declaração do imposto de renda;
    • cópia de contra-cheques;
    • cópia de certidão de casamento;
    • cópia de carteira de trabalho;
    • pagamento de R$265 da taxa do visto;
  • Dia 17/07 - Dia de comer bauru do Cavanhas, um bar aqui em Porto Alegre... o bauru é simplesmente muito bom.. quem é daqui da cidade deve experimentar... fomos eu e minha esposa, e mais um casal de amigos.. outro amigo nosso não pode ir porque estava em Garibaldi com uma "namorada" não oficial;
  • Dia 23/06 - Meu retorno às salas de cinema.. a última vez que tinha ido no cinema tinha sido em fevereiro de 2005... fiquei tanto tempo sem ir que não consegui nem ver Star Wars Episódio III na telona.... A propósito, o filme foi Sr. e Sra. Smith.. filme pipoca, de muita ação com Brad Pitt e Angelina Jolie
  • Dia 30/06 - Cinema novamente, desta vez, Guerra dos Mundos, com Tom Cruise e Dakota Fanning ( se ela nao se desvirtuar no meio do caminho, tem tudo para ser uma tremenda atriz ). O filme entrega o que se espera da história original, com excelentes efeitos especiais e sonoros... No fim, fiquei com aquela sensação ruim: e se isso acontecesse de verdade ? Nós humanos seríamos história ( duvido que o final do filme fosse acontecer no mundo real ).
  • Dia 14/07 - E mais uma vez, cinema !! Desta vez, Batman Begins... 100x melhor do que os primeiros filmes do Homem-Morcego.. Espero realmente que continuem assim.. história boa, atores bons, bons efeitos, traje do Batman perfeito, e o que dizer daquele batmóvel ?? Fantástico.. Não vejo a hora de um Batman Begins 2...
  • Dia 20/07 - Estou usando o Skype ! Programinha fantástico, que vai ser muito útil para a minha esposa poder falar comigo quando estiver no Canadá, já que ele permite que do computador, se faça uma ligação internacional para um telefone fixo ou móvel, pagando cerca de 1,7 centavos de euro por minuto... se ficarmos 1 hora em ligação internacional teremos pago menos de R$3 pela conversa toda.. mais barato que DDD...
  • Palhaçadas e palhaçadas do governo - CPI dos Correios, CPI do mensalão.. sério mesmo, com tantas CPI's, sobra algum tempo para estes "representantes" do povo fazerem algo do trabalho para o qual eles foram eleitos ???
  • Incrível como tem ser humano que consegue ter filhos e mal-tratar eles...
Bom, acho que por hoje é isso.. com certeza não coloquei muita coisa importante que aconteceu neste meio tempo entre este post e o último, mas também, este blog não é arquivo histórico :D

Até uma próxima.

03 junho, 2005

Retirando o passaporte

Hoje foi dia de pegar meu passaporte. Entre o dia que pedi, e o retirei, foram quase 1 mês. E segundo o site da própria Polícia Federal, o prazo seria de 5 dias ( neste meio tempo, fiquei sabendo, meio que por acaso, ao ler um jornal impresso, que a Casa da Moeda, que confecciona os passaportes, estava tendo um problema com o fornecedor de papéis usados para criar o passaporte, e o atraso era geral no país inteiro ).

Mas voltando. Cheguei por volta das 08:55 na Superintendência da Polícia Federal. O expediente começa as 09:00, e quando cheguei já havia cerca de 20 pessoas lá dentro, a maioria, pra meu azar, para retirar. Pouco antes das 09:00, o pessoal começou a formar uma fila ( sem que ninguém da Polícia requisitasse ).. tinha gente que chegou depois de mim que ficou na minha frente... como sempre, o jeitinho brasileiro... Mas minha vez chegou, e entreguei a carteira de identidade para a responsável, que estava, pasmém, apenas anotando os nomes das pessoas numa folhinha de papel bem "chinelenta". Ela ficou nisso mais um pouco, e saiu... isso eram cerca de 09:15..

E o tempo passou, passou, passou.. mais gente chegando para retirar, e nada da guria voltar.. e ninguém vinha dar alguma explicação ou informação para a demora.. haviam umas 4 mulheres perto do guichê já prontas para fazer aquele estardalhaço, sendo que uma delas tinha chegado bem cedo ( estava sentada na cadeira defronte o guichê de retirada, quando cheguei )...

Por volta das 09:45, uma outra moça apareceu, e começou a distribuição dos passaportes.. Vocês acham que foi por ordem alfabética ou por ordem de recebimento de nomes ? A resposta é: nehuma das anteriores... sinceramente, não sei que ordem eles usam, se é que eles usam alguma. Um rapaz que estava bem atrás de mim na fila foi o primeiro a receber o passaporte, e depois dele fui eu. A mulher que tinha chegado bem cedo, e estava uma fera, de tanto reclamar, recebeu o passaporte depois de mim..

Pelo que deu para entender, o passaporte em si estava pronto, porém, é necessário que os dados de identificação sejam datilografados !! Isso mesmo, os dados não vem impressos no passaporte, é necessário que ele seja inserido numa máquina de datilografia, e os dados batidos, como se diz..

Não sei quando acabou a entrega dos passaportes, mas deve ter demorado, pois a moça só vinha com 3-4 passaportes de cada vez. Sinceramente, se eu já tinha achado ruim o método de pegar senhas para fazer o passaporte, a Polícia Federal conseguiu se superar com o método ( se é que podemos usar esta palavra ), de retirada dos mesmos.

01 junho, 2005

Passagem aérea / horários de vôos

Hoje foi dia de comprar minha passagem aérea, aproveitando que o dólar comercial teve uma queda bem significativa desde o dia em que fui pegar informações na STB (na epóca, a cotação do dólar comercial era R$2,65). Ligando para a STB, fui informado que a cotação seria de R$2,399.

Aproveitando que um dinheiro extra foi disponibilizado, fiz então a compra da passagem, pagando uma parte à vista, e parcelando o resto no cartão de crédito, em 5x.

O que me motiva a fazer este post, no entanto, foram os horários de viagem.. Não imaginava que viajar de avião fosse tão demorado ! :)

Para terem uma idéia, o cronograma de viagem ( desconsiderando-se eventuais atrasos por condições climáticas ou outros imprevistos ), seria o seguinte:

* Saída de Porto Alegre às 16:45 ( via Varig );
* Chegada em São Paulo às 18:15, no aeroporto de Guarulhos;
* Saída de São Paulo às 21:30 ( via Air Canada );
* Chegada em Toronto às 07:00, no aeroporto Pearson;

Bom, isso tudo, na ida..como é tudo novidade, bem possível que ache tudo o máximo ( mais ainda assim, quero ver ter que agëntar tanto tempo dentro de um aeroporto, com malas e sem ter o que fazer ).

Reclamei demais da ida ? De não ter o que fazer nos aeroportos e ter que ficar carregando malas ? Vejamos a volta então ( onde provavelmente teremos fatores como saudade e malas pesadas "pegando"):

* Saída de Toronto às 22:00 ( sendo que da casa de família tenho que sair até o meio-dia );
* Chegada em São Paulo às 10:30, no aeroporto de Guarulhos;
* Saída de São Paulo às 14:30;
* Chegada em Porto Alegre às 16:00;

Acho que depois disso tudo, terei matado minha vontade de viajar de avião, e em grande estilo :-)

Belíndia

O título deste post remonta a uma reportagem muita antiga, se não estou enganado no período de tempo, que uma vez eu li na revista Veja (e por antiga, falo de coisa de cerca de 12-14 anos atrás). Na reportagem se falava das incríveis desigualdades sociais que existiam no país, que possuía, em uma mesmo país, uma Bélgica (pelo pontos de riqueza) e uma Índia (pelos pontos de probreza).

E passados todos estes anos, parece que a situação no país, por mais que a propangada do governo diga que os pobres não estão mais tão pobres, só piorou.

Uma reportagem do canal Invertia, do portal Terra, revela que um estudo do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil é o SEGUNDO país do mundo com a PIOR distribuição de renda do mundo, perdendo apenas para um país paupérrimo da África, Serra Leoa. Em números, em 2003, 1% dos brasileiros mais ricos detinham uma renda equivalente aos ganhos dos 50% mais pobres. Cerca de um terço da população (53,9 milhões de pessoas) foi considerado pobre, em critério que inclui todos os que viviam com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 120 na ocasião).

Sem querer fazer um tratado social-econômico, mas na minha opinião, eis o principal causador da crescente sensação de insegurança que assola todos os cantos do país. Mas não parece que essa seja opinião geral: em outra pesquisa, a maioria dos pesquisados acha que a insegurança advém do desemprego, mas convenhamos, não adianta dar um emprego de R$200/R$300 reais por mês para uma pessoa, e ela ter que sustentar uma família com pai, mãe e filhos !! Logo vem uma proposta "tentadora" de algum traficante, e pronto, mais uma pessoa que vai virar um número nas estatísticas de violência.

Claro que desemprego é um fator, mas não é o determinante. Mais um exemplo de como a distribuição de renda é péssima no Brasil ? Inaugurou recentemente, em São Paulo, uma loja de luxo, Daslu, onde somente serão vendidas peças de griffe. Ao lado da loja, separada apenas por um muro, temos uma favela. Para terem uma idéia, se TODA a favela trabalhar por um mês, e guardar o dinheiro ( sem usá-lo em nada ), será possível que eles possam comprar DUAS calças de brim na tal loja.

Numa situação assim, como querer acabar com a violência e insegurança ? Mais polícia na rua e mais presídios será o mesmo que, fazendo um comparativo, limpar a casa e jogar o lixo pra baixo do tapete.. um dia, não haverá mais tapete.. e então ?

31 maio, 2005

Eu brigo, tu brigas, os monges brigam

Creio que a maioria das pessoas tem como imagem mental de um monge budista uma pessoa de cabeça raspada, roupas laranjas, calmas, pacíficas e que são adeptadas da não violência. Bom, pelo menos para um grupo de monges da Tailândia, esta imagem não é a mais correta.

De tão inusitado, reproduzo aqui o texto apresentado no portal Terra (texto original):


"Cinco monges budistas perderam a compostura e brigaram no meio da rua com monges de um templo próximo ao seu, na Tailândia. Conforme a Agência Reuters, a briga foi o ápice de anos de rivalidade entre os dois templos.

Na rusga, causada pela "coleta de almas" em lados diferentes da mesma rua, não faltaram insultos e gestos rudes. "Quando uma pessoa comum recebe um 'dedo do meio levantado', vai ficar brava. Assim como eu", queixou-se um dos monges, Boonlert Boonpan.

Boonlert disse ainda que costuma carregar uma soqueira em sua mochila durante a pregação pelas ruas. Ele e outros quatro monges, todos com idades entre 15 e 28 anos, foram multados por perturbação pública e agressão aos monges mais velhos.

Mesmo multado, But Boonlert não se arrependeu: "Se os senadores podem lutar no Parlamento, por que não os monges?", perguntou.
"

Talvez o pior de tudo não tenha sido a briga em si, afinal, monges são humanos, e como tais, sujeitos a reações, digamos, extremas... na minha opinião, a declaração mais chocante foi aquela onde se diz: "Se os senadores podem lutar no Parlamento, por que não os monges?"

É como o meu pai costuma dizer: só porque uma pessoa se atira num poço, tu também deve se atirar ? Só porque os parlamentares brigam, devem os outros também brigar ? E eu que achava que este tipo de comportamento fosse exclusividade nacional (aqui, ao invés de brigas, temos roubos: se os políticos roubam, porque não podemos roubar também ?)..

Essa briga dos monges, e a declaração dada me fizeram re-afirmar minha crença de que o nosso país só será desenvolvido o dia em que ele desenvolver coisas mais simples, como acabar com a impunidade; se alguém fez algo errado, esta pessoa deve ser julgada e condenada, servindo assim de exemplo (um bom exemplo), para aqueles que acham que podem se safar... ou seja, o dia que acabarmos com o jeitinho brasileiro, aquele de sempre querer levar vantagem em tudo, daí sim, começaremos a ver uma luz no fim do túnel, e não será um trem vindo em nossa direção.

27 maio, 2005

Matriculado !

E a confirmação da matrícula na PLI finalmente saiu !

Fiz a matrícula no dia 15, e haviam me dado 7 dias para o recebimento da confirmação.

Dia 23 resolvi ligar para a STB para ver como estava o andamento da matrícula, mas não consegui falar com a pessoa que havia me atendido, pois ela estava com um cliente.. pedi para deixar recado, e fique sem notícias até o dia 24 à tarde, quando liguei novamente, e daí sim, consegui falar com quem havia me atendido. Segundo ela, eu tinha sido avisado por email, mas até hoje, não vi o tal email.

Agora, matrícula efetuada, chefe avisado, não há muito mais o que fazer, a não ser esperar o passaporte ficar pronto, e o período correto para dar entrada no visto.

Por enquanto, acho que vou apenas comprar a passagem aérea, aproveitando a queda do dólar comercial ( hoje ele fechou em R$2,38 ). A passagem é a única coisa que eu vou conseguir comprar que é cotada pelo dólar comercial, e pagar em reais.

A vendedora de aranhas

Quarta agora, véspera de feriado de Corpus Christi, fomos, eu e esposa, comer beirute com um casal de amigos, num lugar aqui em Porto Alegre que faz um beiture muito bom ( inclusive de chocolate).. Estação Beirute é o nome, e fica ali na Cidade Baixa.

Estávamos lá conversando quando chegou uma vendedora de artesanato, oferecendo seu trabalho, que consistia basicamente de aranhas ( e algumas formigas ) feitas de arame com uma capinha de plástico verde, com pedras (quartzos, ametistas, etc.) e sementes incrustadas. Tanto para decoração como para usar como incensário.

Apesar da recepção meio fria que demos para a garota ( que pelo que deu para entender tinha uns 21 anos ), ela ficou ali do nosso lado, puxando papo, nos contando sobre o significado das aranhas e de cada signo ( confesso que muito eu não consegui prestar atenção, pois estava muito barulhento no bar ).. E conversa vai, conversa vem, ela nos contando sobre como é ruim trabalhar atrás de uma mesa, de como ela iniciou a vida de artista, ou ter tido um chefe nojento, 2 vendas foram feitas :)

Minha esposa comprou 2 flores que ela fez ali na hora, com os arames e apenas 1 alicate pequeno, e a esposa de meu amigo comprou mais outra. As flores ficaram muito bonitas, e podem ser usadas como apoio para fotos ou recados.

Depois que ela foi embora, ficamos comentando que mesmo ela não querendo, ela sabia mesmo como ser vendedora. Não foi muito bem-vinda por nós inicialmente, e depois, quase que ficamos todos amigos.

23 maio, 2005

Rivera - Uruguai

Sábado, dia 21, foi dia de viagem de um dia até Rivera. Meu sogro havia nos convidado, eu e minha esposa, cerca de 2 semanas atrás.

A viagem começou cedo. 04 da manha já estávamos nos acordando, pois segundo o cronograma iríamos sair de Santa Cruz às 05 da manha, como de fato aconteceu. Éramos eu, minha esposa, o irmão dela, e os pais dela, todos num Fiesta 1.0 ( este é um carrinho bravo, como vocês irão ver ). Era um dia frio de rachar, que piorava quando começava a ventar.

Para fugir das estradas com os piores trechos de asfalto, pegamos a BR471 em direção a Rio Pardo, e depois Pantâno Grande. Dali, seguimos pela BR290 até Rosário, e depois, pela BR158 até Livramento, e daí, Rivera. Entre Santa Cruz e Pantâno, e entre Pantâno e Cachoeira, trechos sob concessão de pedágio, a estrada era boa, e muito bem sinalizada, tanto de noite como de dia. Dali até Rosário a estrada era razoável, mas perto da cidade havia trechos sob reforma (que ainda não estava concluída), então, havia pedaços da estrada que haviam sido "raspados" para troca de asfalto, só que o novo asfalto ainda não havia sido recolocado. Pelo menos, podíamos saber onde terminava a pista e a faixa, mas havia trechos onde não conseguíamos ver nada ( na ida até que não era problema, pois já havia sol, mas na volta, de noite, era um tremendo perigo ).

De Cachoeira até Livramento, a paisagem era a típica da campanha: vastas extensões de campos, com pequenos morros na grande maioria, e alguns poucos morros mais elevados ( onde haviam antenas de TV, rádio e celulares ). O fato curioso da viagem: normalmente, quando passamos por paisagens assim, aqui no Sul, vemos pequenos grupos de animais reunidos, por exemplo, umas 3-4 vacas num "grupinho", ovelhas, cavalos, etc.. mas normalmente, em grupos pequenos.. chegando perto de Rosário, vimos o que parecia ser uma assembléia, com varios animais reunidos, parados, parecendo em volta de alguma coisa... muito sinistro...

Uma coisa inegável era que o dia estava perfeito para se viajar, pois tínhamos sol, céu azul sem nuvens, e não estava quente ( felizmente, pois o carro não tinha ar condicionado, e éramos três pessoas apertadinhas no banco traseiro ).

Por volta da 10:00 da manhã, chegamos em Rivera. Média de velocidade: 130km/h ( isso, lembrem-se, num carro 1.0, que nunca havia pegado estrada antes, e com 5 pessoas dentro ).

Quanto a Rivera, não há muito a se dizer. Minha primeira impressão do local foi como se eu tivesse ido para o centro de Porto Alegre, na região do mercado público, só que em menor escala, com menos movimento ( muito menos ), e com as propagandas das lojas em espanhol. De tudo que há para vender lá, realmente, o que vale a pena são bebidas e perfurmaria ( alguns pouco eletrônicos ). Para se ter uma idéia, uma garrafa de tequila José Cuervo, ouro, que no Brasil custa cerca de R$80, lá sai por US$9,40 ( que na época, e na cotação da loja, deu cerca de R$25,00 ). O preço das mercadorias é basicamente o mesmo em todas as lojas, mas o que varia é a cotação do dólar. Encontrei cotações que iam de R$2,55 a R$2,70.

A péssima impressão do local foi dada pelos banheiros dos locais em que almoçamos e tomamos um lanche. O almoço foi num restaurante que tinha uma apresentação bonita, mas onde o banheiro era uma desastre. Dava arrepios só de pensar se a cozinha era do mesmo nível. O banheiro do local onde tomamos um café, antes de voltarmos, era um deus-nos-acuda. Tenho pena de quem tem que lavar aquilo, pois parece que é 1x por semana que a limpeza passa por lá ( e quando passa dá apenas um oi, e vai embora ).

Às 17:00 saímos de lá, com a sensação de que não vale a pena ir. :)

O negócio é ficar sabendo de alguém que esteja indo até lá, e pedir para trazer algumas encomendas ( não sei se tinha algo especial no dia, ou se é sempre assim, mas não tivemos que passar por alfândega alguma ). A viagem exclusivamente para comprar coisas lá não vale a pena, pois é longe, e a estrada é muito ruim.

E já que queríamos chegar cedo em Santa Cruz, a volta foi mais rápida ainda, com média de 150km/h. Pelas 21:30 havíamos terminado nosso passeio.

E acho que para Rivera não voltamos tão cedo.

19 maio, 2005

CSI está de volta

Esta vem meio atrasada.

Mas cerca de 1 semana após eu ter comentado que o canal Sony havia parado de exibir CSI ( Las Vegas ) todos os dias às 22:00, recomeçaram a exibir os episódios, de segunda a sexta.

Pena que muitos dos episódios eu já vi, quando da primeira re-exibição da primeira temporada...

Mas pelo menos, estão exibindo CSI novamente.. de repente, eu consigo ver algum inédito :)

Da série personagens de uma cidade grande - 2

Alguns dias atrás, enquanto esperava com minha esposa o ônibus que ela iria pegar para ir ao trabalho, presenciei mais uma cena memorável.

Enquanto estávamos ali parados, um rapaz atravessou correndo ( de um jeito muito esquisito ) a rua, em direção a parada. Vestido de calça marrom, blusa xadrez bege, e uma camiseta cor de terra, alto magro, e com uma mochila nas costas, ele tinha na mão o que parecia ser um pedaço de capim... pensei que ele iria pegar o ônibus que vinha vindo, mas ele simplesmente parou na porta, falou algo com o motorista e não entrou. Ele ficou ali parado, parecendo meio atordoado, e então, voltou de onde veio, dando a sua corridinha.

Depois desse primeiro "encontro", achei que nunca mais veria o tal sujeito. Mas ele apareceu novamente. Correndo do seu jeito esquisito ( meio correndo, meio caminhando, como se não soubesse se devia correr ou caminhar ), mas sem nenhuma folhinha na mão desta vez. Ao invés de perseguir um ônibus, desta vez ele estava perseguindo uma Kombi ! Começou a corrida na calçada, e de repente foi pro meio da rua, abanando para o motorista, que devia conhecer o sujeito, pois parou e deu carona para ele.

É como se diz: "vou morrer e não vou ter visto tudo".

15 maio, 2005

Matriculando-se na escola de idiomas

Dia 11 de Maio foi dia de fazer a inscrição no curso de idiomas no exterior. Não foi o dia mais tranqüilo para sair mais cedo do serviço, mas se deixasse para depois, provavelmente iria pegar valores mais altos ( segundo me informaram, todas as escolas haviam alterado os preços na segunda, dia 9 de maio ).

Sai do trabalho, fui até a STB pagar as taxas necessárias: custo do curso (US$572), acomodação em casa de família
(US$528, por uma acomodação na chamada Zona2), taxa de matrícula ( US$150, que segundo a atendente é na verdade uma taxa de acomodação; a matrícula era, promocionalmente, grátis ), e taxa do traslado da chegada (US$65). Optei por pagar a vista pois já havia comprado os dólares algumas semanas antes.

Depois de chegar na STB, descobri que seria aconselhável ter marcado um horário, mas como não me avisaram de nada, fiquei fazendo uma série de perguntas para a moça que me atendeu, enquanto preenchia o formulário de cadastro, e ela, o contrato.

Bom, uma coisa que deve ficar claro sobre as acomodações em casa de família: a família ( que na verdade pode ser tanto uma pessoa sozinha, como um casal sem filhos, como também uma família mais "tradicional" com pai, mãe, filhos, avós,etc. ) tem uma relação estritamente comercial com quem eles irão receber; isso é, eles estão alugando um quarto para ti. Não é regra geral, de maneira alguma, que a família te leve para passear ou coisa semelhante. Não que isso não aconteça, mas é bem raro. Ou seja, não dá para esperar que eles irão te tratar como o parente distante que veio visitar eles. Inclusive, a taxa do traslado é paga para que um motorista contratado pela escola vá até o aeroporto, te esperando com uma plaquinha com o teu nome, que irá te levar até as acomodações. A volta ao aeroporto é por tua conta ( afinal, depois de 1 mês, já se espera que você consiga se virar na cidade ). A taxa é cara, mas considerando que uma corrida de táxi não iria custar muito menos, e minha experiência no exterior é zero, foi um dinheiro bem aplicado.
De qualquer forma, solicitei que fosse conseguida uma família mas participativa, afinal, queria conhecer o modo de vida canadense, praticar a língua, fazer contatos.

A escolha da família não envolve nenhum processo de seleção conjunto entre aluno e escola. O aluno diz quais os requisitos básicos que ele deseja: família com crianças, sem crianças, com animais, sem animais, etc, etc. e a escola acha 1 família que atenda ao maior número de requisitos que o aluno citou. O que não dá para fazer, devido a natureza não discriminatória do Canadá, é dizer que um determinado tipo étnico não é aceitável, por exemplo, não querer uma família de asiáticos. Logo, é possível que a família canadense possa vir a ser uma família chinesa ou indiana ou até mesmo canadense. Mesmo que a família seja chinesa, por exemplo, a língua oficial na casa é o inglês, e um mínimo de costumes canadenses a família deve possuir ( o que não impede que uma família seja escolhida onde a vó fale a língua materna ). No mínimo, aprendemos 2 idiomas pelo preço de 1. Uma vez indicada a família, a troca só pode acontecer estando lá.

Sobre a tal zona 2 que citei mais acima. A cidade de Toronto é dividida em cerca de 4 zonas, que começam a ser numeradas a partir do lago, seguindo em direção ao interior do continente. Na zona 1, temos o distrito comercial, o que para nós seria o centro da cidade. Na zona 2 e 3 temos uma mistura de casas e prédios comerciais. Na zona 4 temos o chamado subúrbio. Quanto mais longe, mais demorado para se chegar na escola, que fica bem no centro, próxima do SkyDome. Tanto, que a escola só oferece acomodações nas zonas 1 e 2. Optei pela zona 2 por que era mais barato, e também por que eram maiores as chances de se ficar numa casa, e não num apartamento.

A linha em vermelho indica o metrô.

Tempo viagem
Zona 1: 15 - 25 min
Zona 2: 20 - 45 min
Zona 3: 40 - 60 min
Zona 4: > 60 min

Havia 2 opções de escola: PLI e ILAC. Optei pela primeira pois me pareceu ser a que tinha um melhor restropecto, e também por ser mais "puxada" (se é para aprender inglês, que seja na melhor). Além de 2 aulas de 2 horas, a escola exige mais umas 5 horas de estudo por conta do aluno. Para se ter uma idéia, duas professoras de inglês de uma escola do interior do RS foram para a PLI, fizeram a prova de colocação, e de 8 níveis, ficaram no nível 5.

Ambas as escolas ficam no centro de Toronto, não muito longe uma da outra. Aliás, pelo que pude ver, quase todas as escolas de inglês de Toronto ficam no centro da cidade.

Dos extras que se oferece, como banheiro privativo ou tv a cabo, não escolhi nenhuma. Fiquei com vontade de pagar pela conexão a internet, mas conforme me disseram, o que eu estaria comprando era exatamente o oferecido, ou seja, a "conexão" a internet; se eu nao levasse um notebook eu não teria como aproveitar. Há casos, no entanto, de famílias que oferecem também um computador para o acesso. Vou esperar pela indicação da família, para saber se vale a pena ou não comprar o acesso a internet. O banheiro privativo já está sendo considerado :)

E isso foi tudo no dia da matrícula. Em 1 semana ficarei sabendo se a matrícula foi aceita e receberei a carta de aceitação, a ser usada para se conseguir o visto. E o visto mesmo, só no começo de julho, pois o ideal é só tentar obter o visto 3 meses antes da viagem. A indicação da família, somente cerca de 4-2 semanas antes da data da viagem.

Bom, por hoje é só. Mais coisas sobre o Canadá a medida que o dia de viagem for chegando, em final de setembro.

11 maio, 2005

Overhaulin', Monster Garage e cia.

Faz algum tempo, o Discovery Channel começou a exibir alguns programas que giram ao redor do mundo dos carros. Começou com o programa Rides, que agora é exibido de vez em quando, e passou para os programas Overhaulin' e Monster Garage ( sem contar alguns programas "especiais" sobre carros e ocasionais reprises do Rides ). Para quem não conhece, uma rápida explicação sobre os programas.

No Overhaulin', pessoas são indicadas ao programa por amigos ou familiares. Normalmente, os indicados possuem carros que podemos chamar de legítimas lata-velhas sobre rodas. A produção do programa então elege um dos candidatos, e prepara para ele uma "pegadinha". Já vi algumas exibições do programa, mas basicamente, a pegadinha gira em torno de "roubar" ou "guinchar" o carro.

O veículo é então levado para uma oficina onde um equipe de profissionais faz uma transformação radical no carro, passando da pintura externa, ao estofamento e ao sistema de entretenimento ( não é apenas um sistema de som que é colocado no carro, mas também dvd players e telas de LCD ), tudo isso, em 1 semana. E durante a semana, o dono do veículo recebe várias ligações de falsos detetives, que dizem estar investigando o roubo, a ladrões que exigem um resgate pelo carro. No final, um carro caindo aos pedaçõ é entregue todo reformado a um dono que chora ( ou de alegria por ter um carro novo em folha ou por ter percebido que havia sofrido 1 semana em vão ).

O Monster Garage é um pouco mais simples. Um desafio é feito para uma equipe de profissionais, liderado pelo Jesse James ( segundo o programa, um mestre na arte da mecânica e funilaria ). Por exemplo, transformar uma camionete Blazer num furgão para remoção do lixo depositado em latas de lixo, ou então, fazer o cortador de grama mais rápido do mundo. Eles também tem 1 semana para preparar tudo, com a diferença que eles possuem um orçamento limitado de cerca de US$3.600

Bom, mas o que me pergunto, é onde este tipo de programa se encaixa naquilo que considero como sendo o perfil do Discovery Channel. Tenho como sendo este um canal de ciências. Mas onde entra a ciência num programa onde pessoas são levadas a sofrer para ganhar um carro novo, e onde um carro é transformado numa máquina catadora de lixo ?

Pelo jeito, a briga pela audiência está tão feia que a direção do canal teve que dar o braço a torcer para este tipo de programa ( no Brasil, o canal Cultura, que seria para divulgar a cultura no país, também já lançou programas de auditório nos moldes daqueles de Ana Maria Braga e Hebe, tudo para aumentar a audiência e conseguir mais dinheiro )....

Só espero que o National Geographic não embarque neste navio tão cedo ( ou nunca ).

06 maio, 2005

Da série personagens de uma cidade grande - 1

Que numa cidade grande é possível encontrar os tipos mais estranhos, quase todo mundo sabe. Mas sempre que encontramos um, ainda ficamos surpresos ou chocados ( depende do tipo que encontramos ).

Dois dias atrás, minha esposa, voltando
de ônibus do serviço, foi "brindada" com a presença de uma senhora que entrou no ônibus falando os mais cabeludos dos palavrões, assim, do nada. Entrou no ônibus falando, sentou e continuou falando, até que algumas paradas depois o motorista se obrigou ( e obrigou ) que a indesejada passageira descesse. Ela o fez, mas não sem dizer mais alguns palavrões.

E hoje, vindo ao serviço, vejo outra destas figuras.Ela ficava indo prá lá e prá cá, no fundo do ônibus ( lotado ), e falando em voz alta.
Só fui perceber melhor o estado da mulher quando esvaziou um pouco. Pensei que fosse alguém falando no celular ou com algum conhecido, mas quando estávamos para descer ( ela desceu na mesma parada que eu ), deu para sentir o "perfume" da cachaça :)

Ela estava "pra lá de Bagdá"... e dando em cima das outras mulheres ! Chegou para uma, e bem sério, falou: "Só estava olhando para os seus pés, senhora. São bem bonitos". A mulher dos pés até que levou na esportiva, dando um sorriso como que dizendo: "cada louco neste mundo".

05 maio, 2005

Pérolas de um político

Incrível, mas quanto mais a gente detesta uma personalidade, mais se fala dela ( mal, mas se fala ). E no cenário político nacional não existe figura mais detestada que a do presidente da Câmara, "seu" Severino Cavalcanti (PP-PE).

Vejam algumas das pérolas de autoria dele, durante uma entrevista de 2 horas, dada em um evento promovido pela Folha da São Paulo.

Com a palavra, Severino Cavalcanti:
  • sobre sexo antes do casamento: "Acho que a mulher [ao casar] tem que ser virgem, tem que ser pura. O homem não, muitas vezes quer aprender como fazer o serviço. Tem que aprender com quem estiver disposta a ser professora." (logo antes, disse ter casado "mais ou menos virgem")
  • sobre nepotismo: "Por que o meu filho não deveria ser nomeado? Só porque é meu filho? Ele deveria ser punido? Gostaria que se fizessem estas perguntas aos dirigentes das empresas. Os jornais Folha de S.Paulo ou Estado de S.Paulo não são dirigidos de pai para filho? Qual a diferença?"
  • sobre aborto em caso de estupro: "Se houve o estupro, a criança deve nascer. O estupro é um acidente horrendo."
  • sobre conceder privilégios a amigos: "Primeiro devemos respeitar as pessoas como seres humanos, que precisam de alguém para confiar. Eles [amigos e eleitores] têm a mim"
  • sobre ter usado seu papel de deputado para livrar da cadeia um amigo que quebrou as dependências de um bar: "Se formos castigar todos os que bebem, não haveria cadeia para todo mundo que bebe."

01 maio, 2005

Jardim Botânico

Moro num bairro muito próximo do bairro Jardim Botânico, aqui em Porto Alegre, que leva este nome devido ao jardim botânico que existe na cidade. E apesar de morar aqui há algum tempo, nunca tinha ido visitar o local. Pois ontem resolvi ir passear lá, junto com minha esposa. Afinal, o tempo estava muito bonito, ensolarado, sem nuves, sem vento e sem calor.. perfeito para ficar na rua, "lagarteando" como é dito por aqui.

Devo dizer, o local é muito bonito. Não que a cidade não tenha parques públicos bonitos, mas o fato de a visita ao Jardim Botânico ser paga de certo modo limita a quantidade de visitantes, o que torna o local muito calmo, e aparentemente, mais seguro que os demais parques.

São 41 ha de área para passear ou ficar sentado ao sol, relaxando. Bem próximo de uma avenida movimentada, no centro do jardim ficamos com a impressão de que nem estamos numa cidade grande, ouvindo quase nenhum carro, e vários pássaros cantando.

A entrada do parque é feita por um caminho cercado de árvores, como pode ser visto na figura abaixo.



A esquerda temos o centro de exposições, com um pequeno museu de história natural. Mais atrás do museu há mais áreas para passeio. O local é realmente grande.
>

No museu, há parte do esqueleto de um dos maiores jacarés pre-históricos do Brasil, achado no Acre. Pela etiqueta que havia ao lado do crânio, o animal inteiro media entre 12 e 15 metros, chegando a cerca de 6 toneladas. Realmente, algo que eu não gostaria de ver de perto, vivo, durante um passeio de barco.


Este ninho de vespas foi encontrado em frente a uma casa abandonada, no interior do RS. Não me recordo do nome da cidade, porém.


No lado esquerdo da entrada do parque, há um pequeno lago, cheio de tartarugas, como pode se ver.



Um pouco acima do lado com as tartarugas, há este caminho entra as árvores, que leva mais para dentro do parque.

29 abril, 2005

Fazendo o passaporte

Grande emoção... Hoje fui fazer meu passaporte.

Cheguei na Polícia Federal cerca de 15 minutos antes de abrir o expediente, que iniciava as 09:00. Chegando lá, fui informado que às 09:00 iria começar a distribuição de senhas. Pensei "Que estranho, distribuição de senhas ? Como será que eles iam fazer isso ?" Bom, fiquei lá sentado esperando a hora chegar. Quando entrei no prédio haviam mais 2 pessoas esperando. Fui a um dos bancos e sentei. E ainda pensando como seria a tal distribuição de senhas, afinal, não havia ninguém responsável por perto e muito menos um local com as tais senhas.

Lá pelas 09:00, talvez um pouco antes, começou a movimentação do pessoal da Polícia. Nestes 15 minutos e pouco que fiquei esperando, mais umas 10 pessoas acabaram chegando. Todo mundo se acomodando, e o pessoal da Polícia se movimentando.

E então percebi como seria a tal distribuição. Uma menina, estagiária quem sabe, se aproxima das pessoas, e em voz alta, pergunta: "Quem chegou primeiro". Só não fiquei de boca aberta para não parecer um bobalhão. Convenhamos, perguntar quem chegou primeiro ? Porque eles nao fazem como nos bancos, com aquelas maquininhas que distribuem senhas ? Para piorar, quem estava lá para buscar o passaporte não precisava da senha, só que isso não foi avisado quando a menina perguntou quem chegou primeiro.

A pessoa que tinha chegado primeiro estava buscando o passaporte, então imaginei que seria, no máximo o terceiro. A pessoa na minha frente não sabia se era para retirar ou entregar documentação, e daí não sabia se precisava de senha ou não.. e na dúvida, já quis passar a vez dele para um casal de idosos que havia chegado muito tempo após eu ter chegado...ele ficou com a senha inicial ( o casal de idosos foi atendido logo, pois bastava apenas retirarem o passaporte ), e fiquei com a segunda ficha.

O atendimento foi rápido e prestativo. Poucos documentos foram necessários, em comparação ao que era pedido no site da Polícia Federal: carteira de identidade ( precisava de cópia, que eu não tinha, mas a atendente disse que no meu caso não seria necessário, pois minha letra estava bem legível ), CPF, comprovante de pagamento de taxas e foto. Coisas que não entendi foram o prazo dado para retirada, cerca de 1 mês ( quando no site se fala de um prazo de 5 dias ), e o fato de não ter recebido nenhum comprovante ou número de protocolo.

Outra coisa que eles poderiam melhorar: após aberto o expediente, as senhas ficam "escondidas" atrás de um balcão, o que faz com que todos que cheguem interrompam o atendimento para perguntar onde uma ficha pode ser conseguida.

Só espero que no dia prometido o documento esteja pronto. Ele vai ficar pronto apenas alguns meses antes da partida, e espero que isso não seja nenhum empecilho para a realização da viagem.

17 abril, 2005

Visitando o Aeroporto Salgado Filho

Já que pretendo viajar para o Canadá no final do ano, achei que seria uma boa dar uma olhada num aeroporto, e ir me acostumando com o ambiente. Moro em Porto Alegre há cerca de 14 anos, mas desde que me mudei para cá, não havia ainda visitado o aeroporto Salgado Filho. A última vez que o visitei, tinha cerca de 12-14 anos, numa excursão de colégio..coisa de gente do interior, vir para a cidade grande e conhecer os "marcos turísticos".

Não me recordo muito bem de como era o aeroporto naquela época. A única coisa que me recordo foi ter visto um avião decolando. E claro, me recordo do meu primeiro passeio de metrô.

Antes de chegar, imaginava o aeroporto um local muito grande, ainda mais após as tão faladas ampliações e construção do novo Terminal 1. Ok, o local é grande, mas não tanto como eu imaginava. Dividido em 3 andares, na parte de cima ficam algumas lojas, o setor de alimentação, cinema, e o terraço ( fechado ), onde pode-se ver os pousos, decolagens, e o trabalho do pessoal de terra ( antes da decolagem e após os pousos ). No segundo andar fica o desembarque e mais algumas lojas, e no primeiro é onde é feito o check-in.

Aliás, sobre o check-in. Para quem não sabe ( eu só fui saber depois de perguntar para quem já tinha viajado de avião antes ), o check-in nada mais é que o fato de dizer para a companinha aérea que tu vai realmente viajar, embarcar as bagagens, e escolher o assento ( pelo jeito, sim, dá para escolher o local ). Fazendo uma comparação forçada, quem já viajou de ônibus faz algo parecido, só que sem um glamour. :)

Uma coisa legal de um aeroporto é ver o trabalho da equipe de terra. O avião fica parecendo um torrão de açúcar, com um monte de formiginhas ao redor. E o pessoal que manobra os tratores com as bagagens se acham pilotos de corrida. Os caras são alucinados na direção! :) Ainda bem que eles manobram carrinhos com malas... não queria pegar um ônibus dirigido por um daqueles malucos.